Calendário do pomar

Bruno
Boas

Estou a constituir um pequeno pomar na ilha da Madeira (zona com clima subtropical temperado, com as temperaturas anuais a não variar muito dos 18-25 ºC).

Como sou novato tenho imensas dúvidas de quando, o quê e como fazer...

Estou a tentar elaborar uma espécie de calendário anual para as minhas árvores, ou seja pretendo saber para cada espécie que possuo:
- Quando devo podar?
- Que pesticidas/fungicidas devo aplicar e quando?
- Quando devo adubar?
- As necessidades hídricas de cada árvore

Nota - Gostaria de aplicar o mínimo de químicos possível, mas os necessários para poder ter fruta de qualidade.

As árvores que possuo (todas com 1 a 2 anos de idade) são:
- Abacateiro;
- Anoneira (está c;
- Figueira;
- Damasqueiro;
- Mangueiro;
- Citrinos;
- Papaieira;
- Romãzeira;
- Diospireiro;

Alguém me pode ajudar?
Obrigado
Bruno

Re: Calendário do pomar

virginio
Viva Bruno,

Eu estou mesmo aqui ao lado ( nos Açores ) e não sabendo exatamente o comportamento destas plantas no clima da MAdeira, diria que a sua melhor fonte de informação fica mesmo aí ao pé de si, ou seja, o que dizem os agricultores daí? Geralmente o conhecimento popular é de elevadíssima qualidade para quem quer aprender.

Aqui, por exemplo, os camponeses da freguesia diziam-me logo em que lua devo podar e para não colocar Papaieira porque não se dá com o terreno ou algo do género....

A ideia de criar um calendário anual parece-me muito interessante.

Cumprimentos