Feijao rasteiro, como tratar doença? - com fotos

Feijao rasteiro, como tratar doença? - com fotos

cable-man
Boas noites

Tenho uma pequena cultura de feijao em sistema hidroponico de DutchPot e NFT, no entanto em ambos tenho uma praga qualquer que nao sei o que seja.

Ja gastei extracto de NIM, mas nao resultou, se alguem puder ajudar com uma sujestao, biologica ou nao, agradeço.

As fotos:
https://www.copy.com/s/iNHsuRH7SAOd/220130816_200418_0482.jpg

https://www.copy.com/s/h43JTt81IUy9/220130816_200420_013.jpg

https://www.copy.com/s/0vykDUEx94nM/220130816_200421_704.jpg

https://www.copy.com/s/dSiK621roSIj/220130816_200423_348.jpg

https://www.copy.com/s/t0mpV6w3Pvm6/220130816_200424_852.jpg

Re: Feijao rasteiro, como tratar doença? - com fotos

virginio
Conseguiu resolver este problema?

Pode dizer como?

Re: Feijao rasteiro, como tratar doença? - com fotos

Teresa Machado
Em resposta à esta mensagem postada por cable-man
 Existe uma solução feita com urtigas/água, que é um produto biológico contra fungos. Poderá experimentar/pulverizar pois mal não vai fazer, mas haverá concerteza na net outros meios de combate.

Re: Feijao rasteiro, como tratar doença? - com fotos

virginio
Obrigado. Vou testar.

Re: Feijao rasteiro, como tratar doença? - com fotos

cable-man
Em resposta à esta mensagem postada por virginio
Nao consegui resolver o problema, tanto que este ano em aquaponico ja nem sequer coloquei feijao.

Re: Feijao rasteiro, como tratar doença? - com fotos

cable-man
Em resposta à esta mensagem postada por Teresa Machado
Existem varios tratamentos naturais, mas como passei a cultura para aquaponico, com peixes, nao posso usar qualquer um.
Como disse, este ano abandonei por completo a ideia dos feijoerios.

Tenho outras culturas, e as pragas que me teem atacado agora sao quase so os pulgoes.
Estes resolvo com um cha de alho.
Se a planta estiver mesmo muito atacada, simplesmente retiro e deito fora.

Relativamente as ortigas, e uma vez que tenho o sistema  afuncionar em aquaponico... nem todos os remedios naturais se podem utilizar.
Uma vez que os peixes sao parte fundamental no sistema, nao posso colocar nada que possa chegar ate a agua e prejudique os peixes.
Nao é por ser natural que nao faz mal, afinal podemos sempre lembrar que todos os cogumelos sao comestiveis, mas alguns é so a primeira vez.

Re: Feijao rasteiro, como tratar doença? - com fotos

virginio
Também nunca tinha ouvido falar de Chá de Alho como tratamento.
Tenho muito que aprender, já vi
Será que conhecem algum manual ou referência online com estes tratamentos?

Obrigado.

Re: Feijao rasteiro, como tratar doença? - com fotos

cable-man

Re: Feijao rasteiro, como tratar doença? - com fotos

virginio
Caro amigo, excelente partilha, sim senhor.

Acabei por ficar a explorar o site e também achei muito interessantes as soluções com o Raspberry Pi.

Obrigado!!