Furo de água para agricultura

classic Clássica list Lista threaded Em Árvore
5 mensagens Opções
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Furo de água para agricultura

tripas
Olá

Pesquisei no forum e não vi nenhum tópico sobre furos.
 Alguem com experiência nesta questão?

Aqui segue as minhas dúvidas

Estive a pensar numa charca, mas acho q a melhor solução deve fazer um furo de água de grande débito

Vou plantar 50 ha  de horticulturas na região do Porto Alto, estimo precisar de um caudal 60m3/h   e vou precisar de um furo,  consultei diversos sites mas a informação é muito escassa, o que mais gostei foi este http://www.sondagensbatalha.com/furos-de-agua/execucao-de-furos-de-agua, pelo que li o furo a circulação inversa é o mais adequado.

Alguem aqui com experiencia que me possa dizer que tipo de furo/tubo  mais adequado?

Qual a profundidade que poderá atingir o furo?, A licença é fácil de obter?

Quanto poderá custar?

Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Furo de água para agricultura

jorge@nortecnet.com.br
50 hectares de hortas consomem muito mais água. Aproximadamente 4.000 m³ por dia. Divida por 24 horas e tem a menor vazão compatível com essa área .
Recomendo que planeie melhor a sua exploração antes de iniciar.
As incertezas na abertura de furos são muito grandes. Dependem da existência de aquíferos.
A experiência nessa matéria nem sempre assegura o acerto do local para a captação da água.
A profundidade a que ela poderá se encontrar também é outra incógnita.
Consulte empresas da especialidade e preste atenção ao contrato. Nenhum geólogo pode garantir as vazões que possa pretender.
att
 jorge@nortecnet.com.br
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Furo de água para agricultura

tripas
Obrigado sr. Jorge pela chamada de atenção

Na realidade  tinha feito as contas mal, pelas informações que já obtive vou necessitar de um caudal bem superior para o furo, dizem que necessito no minimo de 2000 a 2500m3 de água dia, e nos meses de Julho e Agosto cerca de 3000m3,  como pretendo regar 12 horas dia/ vou necessitar de  um furo com um caudal bem superior ao que tinha previsto.

Na zona onde pretendo abrir o furo existe bons lençóis de água e  pelo que já falei com vizinhos água não me parece ser o problema,  propriedades próximas utilizam furos para regar áreas semelhantes, sem problemas.

Vou ter que mandar abrir um furo que me permita extrair o caudal de 250m3/hora para regar entre 10a 12 horas dia, pelas consultas que fiz  a profundidade está estimada em cerca de 250 metros a 300 metros.
Também já me apercebi que furo para tirar está agua não é a mesma coisa que furo para regar um jardim ou encher uma piscina, os custos são um bocado superiores .



Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Furo de água para agricultura

Hídrico
Boa Noite,

De facto com 50 ha de área a regar é necessário planear bem a captação, quer em termos técnicos de metodologia de perfuração, profundidade, materiais de construção, diâmetros de perfuração, equipamento de extração (bomba submersível) entre outros aspectos de capital importância, para que a captação dure pelo menos 25 anos.

Há muitos aspectos a ter em conta.

Nos últimos anos tenho trabalhado para tribunais como perito em recursos hídricos/domínio hídrico, depois de ter trabalhado na antiga ARH Tejo a licenciar captações.

Enquanto profissional qualificado, experiente e especialista independente de empresas de sondagens criei um serviço de apoio a quem necessita de um furo (captação de água subterrâneas), serviço que vai desde o planeamento (dotações necessárias e caudal de exploração máximo); apoio ao licenciamento (instrução do processo e atenção porque nesta fase sucedem-se os erros que se materializam, mais tarde, em contra-ordenações e coimas), até ao controlo e acompanhamento da perfuração (estando presente no local desde que a máquina entra na propriedade até que termina os trabalhos, produzindo no final um relatório de controlo e acontecimentos onde está discriminado tudo o que foi feito e colocado na captação), para o cliente, este acompanhamento é essencial pois é nesta fase que os lapso eventualmente cometidos inviabilizam a eficácia e durabilidade das captações.

Fazer um furo qualquer empresa de sondagem o poderá fazer, no entanto saber fazer muito poucos o sabem e ainda assim alguns lapsos são recorrentes.

Se estiver interessado coloque aqui o seu mail que o contactarei.
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Furo de água para agricultura

jorge@nortecnet.com.br
Em resposta à esta mensagem postada por tripas
já resolveu o seu problema de água?
Você tem terrenos que queira arrendar?
Quero instalar os meus mini pivvots para produzir hortas.
Att
 Jorge