MARALFALFA

12345

Re: MARALFALFA

Faleiro
Há alguma semelhança entre a maralfalfa e o sorgo?
Obrigado

Re: MARALFALFA

carlosmanuelbranco@outlook.pt
Em resposta à esta mensagem postada por luis filipe
estou entresado pode fazer o transporte para pombal? carlos tm.969076407

Re: MARALFALFA

Joaquim Mendes
Em resposta à esta mensagem postada por Luis Carlos
Boa tarde
Preciso falar consigo
Contacte me por favor
19jgm74@gmail.com
Obrigado

Re: MARALFALFA

Aidos
Em resposta à esta mensagem postada por Antonio
Boa tarde

Tenho interesse em visitar uma plantação de maralfalfa .Falar com alguém que produza para perceber melhor como funciona.
será que me poderia mostrar a sua plantação?
Como posso contactar consigo
Atenciosamente

Re: MARALFALFA

Joaquim Mendes
Em resposta à esta mensagem postada por Luis Carlos
Estou interessado em comprar
o meu contacto é 19jgm74@gmail.com
obrigado

Re: MARALFALFA

Joaquim Mendes
Em resposta à esta mensagem postada por Aidos
Eu tambem ando à procura de uma exploração que tenha maralfalfa. Se encontrar alguma coisa avise por favor. Acho que há qualquer coisa na zona de Viana do Castelo mas ainda não descobri onde. Quando descobrir aviso

Re: MARALFALFA

Maria
Em resposta à esta mensagem postada por luis filipe
Envie o seu contacto
quinta.compras@gmail.com

Re: MARALFALFA

Emanuel
Em resposta à esta mensagem postada por Antonio
Bom dia. Tem maralfalfa para vender? Eu resido na zona da covilhã, poderia ir ao seu encontro? Se for possivel diga. Obrigado
JR

Re: MARALFALFA

JR
Em resposta à esta mensagem postada por Maria
Boa tarde,

Neste momento já testei a Maralfalfa no Norte do pais, mais propriamente no Minho, cheguei à conclusão que é uma planta que se adapta bem ao nosso clima com uma produção de matéria verde fabulosa.
No campo de ensaio plantado em Março, consegui uma produção de cerca de 200 ton/ha por corte aos 40 dias obtendo até ao momento 3 cortes, estando prestes a fazer o quarto corte.
Cheguei à conclusão que é uma boa opção para a alimentação de bovinos devido à elevada produção de matéria verde por hectare com cerca de 15% de proteína bruta.
Estou na disposição de partilhar todo o conhecimento já adquirido.

Cumprimentos

Re: MARALFALFA

ruimurcaferreira
boas tardes seria possível visitar o seu plantio gostaria de ver sou da zona da Trofa /Famalicão
aguardando uma resposta da vossa parte obrigado

No dia 31 de agosto de 2015 às 22:37, JR [via AGROFORUM PORTUGAL] <[hidden email]> escreveu:
[...]

Se você responder a este email, a sua mensagem será adicionada à discussão abaixo:
http://agroforum-portugal.17717.x6.nabble.com/MARALFALFA-tp5000878p5000956.html
Para remover sua inscrição de MARALFALFA, clique aqui.
NAML

JR

Re: MARALFALFA

JR
Boa tarde,

Sim estou disponível, para qualquer questão pode enviar contacto para o e-mail joseribeiro.af@gmail.com

Cumprimentos,
JR

Re: MARALFALFA

Filipe Coelho
Em resposta à esta mensagem postada por João
boa noite Jr eu estou interessado em comprar maralfalfa, poder o seu contacto para o meu Mai, filipemmbc@gmail.com.
Aguardo resposta.
Obrigada

Re: MARALFALFA

Fernandes
Em resposta à esta mensagem postada por JR
Boa tarde,

Seria importante a apresentação de mais informação sobre esta forragem, é impressionante a sua produção de matéria verde, mas não se entende o facto de estar a ser pouco utilizado no nosso pais.
Lanço um desafio a quem tiver mais informação para apresentar neste fórum.

Re: MARALFALFA

Q.Sto.Estevão
Gostaria de saber se alguém já fez alguma análise á planta de forma a saber realmente quais as propriedades nutricionais da mesmas principalmente a % real de Proteina bruta. Tenho cerca de 5000m2 plantação feita em Outubro de 2014 no Algarve crescimento lento no inicio devido ao frio grande crescimento na Primavera e Verão em atingindo 4metros de altura no mês de Julho de 2015.
Tive numa palestra sobre nutrição animal onde um Med. Veterinário disse ter análisado Plantas com cerca 4m de altura apresentado apenas 5 a 6 % de Proteina. Muito longe dos 15%! Por outro lado já vi bibliografia onde diz que a altura ideal de corte são os 2m a 2,5m ai sim os 15% de Proteina!
JR

Re: MARALFALFA

JR
Boa tarde,

Já fiz análise à maralfalfa e realmente apresenta perto dos 15% de proteína, a análise foi feita à planta quando esta tinha cerca de 2 metros e 45 dias e o valor apurado foi de 14,2%.
As propriedades nutricionais da maralfalfa parecem-me interessantes, estou a tentar fazer um arraçoamento baseado nesta planta para vacas aleitantes.
 Tenho cerca de 10.000m2 de plantação e optei por cortar quando a planta tem cerca de 180 a 2,00 metros de altura (cerca de 40 dias), dando aos animais em verde.
Agradeço que partilhem as vossas experiências pois estamos a falar de uma forragem quase desconhecida.

Re: MARALFALFA

Q.Sto.Estevão
Sim Sem dúvida julgo ser de considerar o corte nessa altura de crescimento da planta. presentemente estou a cortar plantas com cerca de 4 m de altura a triturar e a dar de seguida a um lote de 6 vitelas. Com este tamanho só mesmo triturado!
considero um bom suplemento visto em situações anteriores nesta fase de desenvolvimento das vitelas pós desma-me ( recria) dava palha á descrição e 2kg raçao cada vitela, presentemente reduzi para 1 kg dia de ração metade da quantidade de palha e maralfalfa triturada estão com uma taxa de reposição muito superior ao metodo tradicional( palha ,ração).

Re: MARALFALFA

Fernandes
Agradecia informação sobre quantidades a administrar ás vacas aleitantes, Sr. JR e Sr. Quinta stº estevão, parece-me que já têm bastante experiência com esta forragem será que me podia aconselhar um arreçoamento para vacas aleitantes?
Sr. Quinta stº Estevão, qual a quantidade de maralfalfa e palha dá ás vitelas além de  quantidade de  kilo de ração?
Diga-me também que máquina está a utilizar para triturar a maralfalfa?
Gostava também da opinião do Sr. Jorge@nortecnet.com, pois parecer uma pessoa com bastantes conhecimentos e penso que no Brasil este prado está mais divulgado.
A todos os leitores deste FORUM, especialmente pessoal técnico, aconselhem qual a melhor forma de dar aos animais, divulguem mais informação, esta planta parece-me ser muito interessante, neste momento com cerca de 4000 m de plantação, com corte ao 40 dias, consigo uma produção diária de cerca de 1000 kilos forragem verde que é suficiente para manter 20 vacas dando-lhe 50 kg por dia. A planta mantém esta produção de Março a Outubro.
A minha dúvida è se estareia a dar uma alimentação equilibrada ao manter as vacas só com esta forragem.
Saudações e agradeço conselhos sobre suplementação para esta forragem.

Re: MARALFALFA

Fernando
Em resposta à esta mensagem postada por Q.Sto.Estevão
 Boa noite.

Também sou do Algarve, de Lagos.

Tenho andado a tentar saber mais coisas sobre a maralfalfa, e gostava de saber consigo mais informações, uma vez que já tem uma plantação.

Temos 11 bovinos e estamos a pensar plantar 1000m.

A sua plantação é perto de Lagos?

Cumprimentos

Fernando Ferreira

Re: MARALFALFA

Q.Sto.Estevão
Em resposta à esta mensagem postada por Fernandes
A minha experiência ainda é recente, fiz a minha primeira plantação em Outubro de 2014 e comecei só agora a tentar perceber quais são realmente as valências desta cultura. Até Agosto de 2015 cortava aproximadamente com 1,5m a 2m e dava directamente sem triturar mas dava de forma aleatória hoje tinha tempo dava amanhã não tinha e não dava apenas dava palha. Cheguei á conclusão que assim não sabia realmente quais as  capacidades desta planta. Assim em Agosto de 2015 com 6 vitelas cx Limousine após desmame (6 meses) comecei a dar um Kilo de ração  por dia a cada vitela 30 kg de maralfalfa triturada e 2 kg de palha.
Agora com 10 meses estou a dar o mesmo apenas mais 10kg de maralfalfa triturada ( 40kg).
A máquina que estou a usar é um máquina usada para fazer farinha de martelos onde tirei os crivos. posso enviar imagem por email.

Experiência com vacas como disse anteriormente ainda não tenho.

Gosta me enviassem  cópia pdf das respectivas análises para ver a composição a nivel de nutrientes desta planta.

email : q.santoestevao@gmail.com

Re: MARALFALFA

Q.Sto.Estevão
Em resposta à esta mensagem postada por Fernando
Boas Sr. Fernando.

Tenho a minha exploração em Silves. Caso esteja interessado podemos combinar uma visita e falarmos desta cultura   q.santoestevao@gmail.com
Cumprimentos.
12345