Maralfalfa Forrageira

David Almeida
A maralfalfa é uma cultura perene com elevado teor de proteína. O sucesso da cultura será o resultado do adequado maneio do prado.
Para esclarecer os colegas agricultores resolvi colocar este tópico porque li relatos de produções com 200ton por ha aos 40 dias e outras patranhas em que nada são coincidentes com a realidade. Uma vez que já sou produtor á 7 anos.
1º A cultura produz com 3m de altura cerca de 90ton de matéria verde por ha, e para atingir esta altura umas vezes leva 2 meses outras 4meses, dependendo da altura do ano.
2º Nunca deve cortar a planta perto do inverno abaixo do 1,5m de altura
3º A proteina de 15% é só enquanto a planta não está fibrosa, podendo até ao meio da planta ter menos proteina e na parte superior mais proteina e menos fibra. O que é bom para equilibrar a balança nutritiva.
4º Nunca de deve efetuar o plantio durante a época de alagamento correndo o risco de asfixia radicular.
5º O corte deve de ser efeuado normalmente a 40cm do solo
6º Os nutrientes nomeadamente a matéria organica e azoto são bastante importantes, visto que esta planta é de alto rendimento, e tente a esgotar o azoto do solo, são necessários 200kg de azoto ano (minimo)
7º O espaçamento entre linhas deverá ser de 1m a 80cm
8º A planta para efetuar plantio deverá ter no minimo 6 a 8 meses de idade.
9º Não colocar os prados em zonas de alagamento prolongado
10º informe-se com o seu vendedor da variedade mais adequada ao seu terreno
11º Ao fazer silo compacte bem a silagem e tape com plastico, e certifique-se que está estanque.
12º A melhor época de plantação é entre março e setembro

Alguma questão podem ligar para o meu tel. 926006743
ou maralfalfaportugal@gmail.com

Re: Maralfalfa Forrageira

Manuel
Boa tarde Sr David. Obrigado pelo esclarecimento. Efetivamente a nossa producao no ano passado foi essa media as 90 toneladas que sao 90.000kg uma vez aue no outro tópico havia produtores que nao sabiam. O frio aqui no distrito da guarda é um contra, o que nos fazemos é plantar a partir de março e em novembro já nao cortamos abaixo do 1.5m.
Um grande abraço deste seu amigo. A.OLIVEIRA

Re: Maralfalfa Forrageira

Manuel
Em resposta à esta mensagem postada por David Almeida
Já agora tivemos um otimo resultado com a aplicação de nitrolosal, como o Sr. David Almeida nos indicou.

Re: Maralfalfa Forrageira

Afonso
Em resposta à esta mensagem postada por David Almeida
Sr. David, então aconselha plantar de Março a Setembro e nos seus anúncios diz que pode ser plantada todo o ano, várias pessoas cá no Norte compraram-lhe e plantaram no Inverno claro que perderam tudo.
Já Agora se plantar em Setembro a planta não atinge 1,5 metros até ao Inverno e com a chuva e o frio perdemos a plantação, foi o que aconteceu à minha plantação a primeira vez que experimentei, lembro que foi o sr. David que me vendeu as plantas e disse que podia plantar em qualquer altura do Ano.
Depois conheci uma pessoa que já produzia no cá no Norte do pais e cedeu-me novas plantas que plantei em Abril com sucesso.

Re: Maralfalfa Forrageira

Manuel
Boa tarde, Sr Afonso. A melhor epoca é entre Março e Setembro, mas eu tenho uma exploracao na Maia onde plantei em novembro e tive bons resultados. E claro que noutras zonas nao é favoravel a sua plantacao durante o inverno, mas aí  vai da experiencia do agricultor.

Re: Maralfalfa Forrageira

Afonso
Boa tarde,

Sou de Famalicão, será que era possivel visitar a sua exploração de Maralfalfa na Maia?
Se for possível ceda-me o seu contacto.

Re: Maralfalfa Forrageira

tiago
boa tarde você vende planta para outras explorações???

Re: Maralfalfa Forrageira

tiago
Em resposta à esta mensagem postada por Afonso
boa tarde sr afonco/// você vende planta para outras explorações???