Plantação de Castanheiros um bom Investimento

classic Clássica list Lista threaded Em Árvore
1 mensagem Opções
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Plantação de Castanheiros um bom Investimento

aromaseboletos
 Castanha Bouchet de bátizac     

      O castanheiro é uma planta que requer pouca exigência do solo, que aguenta bem temperaturas extremas e que não requer muita mão de obra na sua manutenção.
No entanto requer cuidados ao nível do controlo de algumas doenças que afectam esta planta, tais como a denominada doença da tinta, o cancro do castanheiro e mais recentemente a praga da vespa do castanheiro.
A castanha é o novo ouro de Trás-os-Montes e da Beira Interior. Ainda recentemente, na conferência de abertura das Jornadas de Empreendedorismo JN/DN/Millennium BCP, o líder de uma das mais importantes empresas transformadoras de frutos nacionais, a Frulact, sublinhou a enorme oportunidade que Portugal tem na retenção de valor acrescentado através do melhor aproveitamento dos castanheiros (e não só).
O valor da castanha ronda entre um euro e meio por quilograma quando vendida para a indústria, mas pode chegar, em fresco, a valores entre os três e os cinco euros. Não fosse a concorrência da China, estaria ainda mais alto. Mas o gosto e a qualidade da castanha portuguesa estão ao nível do melhor que há no mundo. As indústrias que precisam dela sabem onde vir comprá-la para elaborar iguarias tão extraordinárias como o marron glacé, que os franceses tanto apreciam, até à cerveja com gosto a castanha produzida no Japão.
Fonte: (http://cultivarofuturo.globalnoticias.pt/2014/04/12/o-ouro-de-tras-os-montes-chama-se-castanha/)

      Estão a cada dia a nascer novos soutos, em zonas onde não era habitual encontrar castanheiros, nomeadamente nas zonas de Santa Maria da Feira, Terras de Bouro, Castelo Branco, entre outros.  Este facto, está relacionado com a oportunidade de negócio desta área e ainda com os clones que  já há algum tempo chegam a portugal e seleccionados pelo Instituto de Agronomia Francês (INRA), tais como Bouchet de bétizac, Marsol, Marigoule, Precoce mingoule e Belle epine, que além de terem um calibre muito grande (40/50), adaptam-se também a zonas mais baixas e menos frias que o Norte.
Estes projectos podem ainda ser financiados pelo quadro comunitário 2020, que entrará em vigor em 15 de Novembro de 2014.    

 
Aromas e Boletos
http://boletosdeorum.pt