Plantação de eucalipto

12

Plantação de eucalipto

Paulo Penedo
Tenho algumas dúvidas relativamente a este tema:
1. Ajudas comunitárias do Proder? Em que moldes se processam? Quem se pode candidatar?
2. Não sendo produtor florestal, tem que se dar início de actividade? Ou os rendimentos poderão ser englobados na declaração anual?
3. Tenho visto valores de rendimento de 3500 €/ha. Será credível? Estranha-se assim, o facto de haver diversas pessoas vendedoras de eucaliptais. Ou então será do tipo de solo que não seja o mais adequado?
4. Relativamente ao tipo de solo, que zonas do país são mais propícias a esta cultura?
Muito obrigado

Re: Plantação de eucalipto

Artur
Deverá ser engano, a rentabilidade. Talvez 35000€/ha

Re: Plantação de eucalipto

Paulo penedo
Foi lapso meu, faltou-me colocar um zero, obrigado

Re: Plantação de eucalipto

nemátodo
Vocês devem ser é loucos...

Re: Plantação de eucalipto

Engenheiro_Agronomo
Em resposta à esta mensagem postada por Paulo Penedo
Bom dia,
Como profissional do sector apreciei as suas perguntas sobre uma actividade que grande parte da população desconhece na sua essência e guarda apenas algumas opiniões mal fundadas que circulam principalmente no seio da população urbana. Contudo o que não deixa de ser surpreendente é que o senhor peça informações neste espaço sobre uma actividade económica que como qualquer outra requer conhecimentos que os profissionais do ramo adquiriram investindo tempo e capacidade intelectual. Porque razão alguém lhe vai responder a questões que deverá procurar junto de profissionais credenciados. Julgo que não coloca questões legais para serem respondidas neste ou em qualquer outro espaço quando existem escritórios de advogados que o podem aconselhar.
A Agricultura é um saber como qualquer outro e que deverá ser pago.
Com os melhores cumprimentos
Engenheiro Agronomo

Re: Plantação de eucalipto

lourenço
Em resposta à esta mensagem postada por Paulo Penedo
boa noite
...é uma actividade que classifico de alto risco,em portugal
os grandes silvicultores já foram para o brasil ,moçambique,perú
nós,somos o portugal pequenino em tudo
não soubemos aproveitar a rentabilidade do eucalipto.teria sido necessario crias areas de descontinuidade,intercaladas com zonas de pastagem ,etc
olhe,tenho de qualquer forma uma porção de terras que podem ser florestadas
deixo o meu contacto
cumprimentos
lourenço
91 921 39 13

Re: Plantação de eucalipto

Eng. Florestal
Em resposta à esta mensagem postada por Paulo Penedo
Sugiro-lhe visita ao site do icn (instituto de conservação da natureza), na área de florestas.
Depois aí, terá um vasto conjunto de informação, entre a qual os designados PROF (planos regionais de ordenamento florestal) para diversas zonas do país, em que é analisada essa questão dos solos e respectiva produtividade.
Tratando-se dum site de consulta pública, lamento que alguns colegas meus em vez de fornecerem essa informação, queira ganhar dinheiro com isso, como já me constou.
Terá que dar início de actividade nas finanças, quando quiser vender a madeira (qualquer operador de madeiras terá que o fazer).
De qualquer forma, as zonas melhores, estão demasiado pulvilhadas por diversos proprietários, o que dificulta o ganho em escala. Daí que as empresas de celulose também já tenham vastas áreas plantadas.

Espero ter ajudado, cumprimentos

Re: Plantação de eucalipto

Regis
Em resposta à esta mensagem postada por Paulo Penedo
Para esclarecer as dúvidas o melhor é ligar para o gabinete do gestor do PROder. Quanto à plantação de eucalipto poderá enviar ou telefonar para o grupo Portucel.

Re: Plantação de eucalipto

Amílcar
Em resposta à esta mensagem postada por Paulo penedo
Caro amigo produtor florestal, sou herdeiro à força de alguns hectares de eucalipto e depois de fazer as minhas contas informo-o que a rentabilidade desta cultura não ultrapassa os 1000€/ha. E fazer novas plantações só para quem quiser enpobrecer alegremente e trabalhar de graça para as celuloses. A única coisa que rentabilidade é produzir para queimar na sua caldeira. E nada mais. Eng. Amílcar

Re: Plantação de eucalipto

Daniel Rocha
As pessoa falam aqui em produtividade por hectare de 35000 euros, outras de 3500€. Quero esclarecer quem quiser investir em plantações de eucalipto, se tiver a sorte de ter um terreno com boa área ainda pode ser que ganhe algum. Mas quem quiser começar do zero para vossa informação, comprar terreno pagar para cavar, limpeza com sorte ao final de 12 ou 13 anos tem o retorno do que investiu porque lucro quase certeza que não vai ter. Tenho um terreno a cerca de 10 anos que tive a sorte de arder duas vezes. Até hoje não tirei de lá nada. Conclusão para este tipo de investimento é necessária muita calma e capital.

Re: Plantação de eucalipto

Não gosto de inúteis
Em resposta à esta mensagem postada por Engenheiro_Agronomo
Gostaria de perceber melhor o seu contributo. Não lhe ficaria nada mal ter engolido a mensagem ao invés de a ter aqui publicado Sr. Engenheiro.

Re: Plantação de eucalipto

oravla
Em resposta à esta mensagem postada por Eng. Florestal
Saúdo a forma como o senhor engenheiro florestal abordou esta questão, contráriamente ao anterior, Senhor Excelentissimo Engenheiro Agrónomo, que deixou aqui bem vincado o que distingue os HOMENS dos DOUTORES. Normalmente quem não partilha conhecimentos está no desemprego e não contribui para elevar o nivel de desenvolvimento da sociedade!!
Obrigado Senhor Engenheiro florestal

Re: Plantação de eucalipto

João
Em resposta à esta mensagem postada por Engenheiro_Agronomo
A agricultura como qualquer outro saber deve ser partilhado. Felicidades
Ps: deve-me 5 euros por este conselho

Re: Plantação de eucalipto

tonio
boas
na minha infância, durante as campanhas eleitorais, ofereciam tsirts, bonés, isqueiros, canetas
bandeiras, autocolantes...
não se falava de incêndios.
mas reparem: para as obras, uma txirt e um boné
uma caneta dava jeito para apontar a lista de recados..
umas bandeiras para comemorar as virorias dos comunas
uns autocolantes para colar nos livros e friforificos..
agora os isqueiros, meus amigos...
para fumar ás escondidas, e pior para quem não fumava, para que servia?
pessoas com baixa formação, como alguns engenheiros...
ainda tenho um desses, mas só troco por um jipe, daqueles que vieram na altura dos apoios
nunca vi  hortas pela cidade com projetos, agora jipes...

Re: Plantação de eucalipto

fátima
Em resposta à esta mensagem postada por Paulo Penedo
Bom dia
Alguns palmos de terra(muito mato)
porque não limpar e rentabilizar
Tudo o que escrevo e baseado em leitura, telefonemas e atençao ao que se passa durante o verão(encendios)
Aqui deixo a minha humilde opinião
Eucalipto (talvez nao compense devido à degradação do solo
Paulownias arvore de crescimento muito rapido, com rendimento apos o( 2º ano)
No 2º ano de vida as folhas da paulownia pode ser aproveitada para alimento dos animais,
No 3º os ramos da poda podem ser aproveitados para lenha
4º / 5º ano sera realizada a venda das arvores
apos o corte as arvores rebentam de novo
falta dizer que as suas belas flores sao uma mais valia à apicultura
sou fa desta arvore graças a ela os meus terrenos vao ficar limpos, belos e rentaveis
1º plantaçao programada para o proximo inverno

MDA

Re: Plantação de eucalipto

MDA
A Paulonia elongata ja foi introduzida em Portugal? Autorizada?
Eu tenho visto plantações de Paulonia sobretudo no leste europeu mas aqui em Portugal acho que ainda não ha autorização.
Confesso que é uma cultura interesante, apesar de não ser endemica do nosso pais.

Ajuda para financiamento de projetos agrícolas.

hiler60
Em resposta à esta mensagem postada por Paulo Penedo

Ajuda para financiamento de projetos agrícolas.
Eu coloquei à sua disposição um pronto de € 5.000 a € 2.500.000
condições muito simples que é todas as pessoas podem pagar. Eu também fazer investimentos e empréstimos entre particular
todos os tipos. Ofereço créditos de curto, médio e longo prazo em
colaboração com meu advogado e uma duração de reembolso acessível.
Sabemos que seus usos e nossas transferências são fornecidas por um
Banco para a segurança da transação. Para todos os seus pedidos
Entre em contato comigo em: hiler.paul60@hotmail.com
JR

Re: Plantação de eucalipto

JR
Em resposta à esta mensagem postada por fátima
Boa tarde,

Onde posso comprar árvore?
Temos à venda em Portugal?

Cumprimentos.

Re: Paulownia

Emidio Gonçalo
Boa noite,

se está a procura de paulownias eu tenho algumas para venda.

contacto:

emidio.goncalo@hotmail.com

Cumprimentos.

Re: Plantação de eucalipto

Vsantos
Em resposta à esta mensagem postada por Engenheiro_Agronomo
SR. Eng.
Com pessoas com a sua atitude de só olhar a dinheiro para tudo não dando uma simples informação este país não vai para a frente.
Felizmente ainda não somos todos iguais .

12