Porquê Biomassa?

12

Porquê Biomassa?

Rui Vicente
A BIOMASSA PROVÉM ESSENCIALMENTE DA FLORESTA E PROCESSOS AGRO-INDUSTRIAIS, COMO OS LAGARES DE AZEITE, PROCESSADORES DE FRUTOS, PINHÃO, NOZES, ETC.

 A presente situação com o elevado preço dos combustíveis fósseis é já insustentável para os produtores agrícolas e agro-industriais, estando muitos a mudar as suas formas de trabalhar para que cada vez menos seja necessário o recurso ao aquecimento, prejudicando a rentabilidade, visto que a sua rentabilidade depende do “factor combustível” para serem produtivas. A tendência de preço dos combustíveis fosseis, tais como o gás e o gasóleo, é de subida em grande escala. Sendo o custo dos combustíveis uma das principais despesas de produção, estas actividades são cada vez mais difíceis de serem lucrativas.

O Gasóleo tem uma potência térmica de 9,5kW por litro. Num consumo (exemplificado) de 25.000 litros de gasóleo são produzidos 237.500kW. Sendo o preço do gasóleo agricola de 1,10€ litro o custo total será - 27.500.00€
O Caroço de Azeitona tem uma potência térmica de 5.3kW por kg. Para a mesma potência acima descrita de 237.500kW são necessários 44.811kg de caroços. Sendo o preço corrente da caroço de azeitona de 0.09€ por kg, o custo total será - 4.032.99€
O Pelete tem uma potência térmica de 4,7kW por kg. Para a mesma potência acima descrita de 237.500kW são necessários 50.531kg de combustível. Sendo o preço corrente dos peletes 0.12€ por kg, o custo total será - 6.063.72€

Re: Porquê Biomassa?

diarioagrario
Administrador
Esta mensagem foi atualizada em .
CONTEÚDO APAGADO
O autor apagou esta mensagem.

Re: Porquê Biomassa?

Rui Vicente
Olá Carlos,
Eu penso que não isto pela seguinte logica;

A floresta cobre cerca de 38% do território Português sendo uma das muitas fontes de combustíveis sólidos.

Existem em Portugal mais de 3000 pontos de produção de biomassa na forma de subprodutos (caroço e bagaço de azeitona, casca de pinhão e pinha,estilha de madeira, serrim, etc.)

Estabelecidos de norte a sul existem também produtores de peletes de madeira que ao longo dos últimos anos têm vindo a aumentar a sua produção de forma exponencial.
No ano de 2010 a produção deste combustível, cada vez mais popular, cresceu cerca de 20%, tendo atingido um total de 1 milhão de toneladas produzidos no ultimo ano, ao que apenas 5% se destina ao mercado nacional

Os combustíveis de biomassa não sofreram grandes alterações no seu preço, comparando com valores de 2003, isto por não estarem nas mãos de grandes grupos, mas sim numa vasta rede empresarial independente e privada.

Aqui ficam alguns valores orientativos de alguns combustíveis de biomassa:

Peletes - 0.12€ kg
Estilha - 16.75€ m3
Casca de pinhão 0.06€
Casca de pinha - 0.04€ kg
Caroço de azeitona - 0.08€
Bagaço de azeitona - 0.05€ kg
Casca de amêndoa - 0.09€ kg

Re: Porquê Biomassa?

Susana
Boa tarde!
Concordo inteiramente consigo. O problema é encontrar no mercado sistemas de aquecimento em que o combustível seja por ex. caroço de azeitona.Já pesquisei na net mas não se encontra, pelo menos queimadores domésticos.
Cumprimentos

Re: Porquê Biomassa?

Rui Vicente
Boa tarde,

Se estiver interessada posso ajudar em ambos, equipamentos e caroço de azeitona.

Cumprimentos

Re: Porquê Biomassa?

Susana
Olá.
Então por favor agradeço que me indique marcas de salamandras/queimadores a caroço de azeitona, para aquecimento doméstico, e onde posso encontrá-las.
Eu conheço várias marcas de salamandras a pellets, mas queria preferencialmente a c. de azeitona, uma vez que se torna mais barato.
Obrigado pela sua disponibilidade,
Cumprimentos

Re: Porquê Biomassa?

Rui Vicente
Boa noite,
Poderá encontrar esse tipo de equipamentos na Coprax, e poderá entrar em contacto comigo, Rui Vicente, para mais informações. rui.vicente@coprax.com
Poderá visitar-nos na Feira Nacional da Agricultura de 2 a 12 de Junho no centro nacional de exposições em Santarém

Cumprimentos,
Rui

Re: Porquê Biomassa?

Renato B
Em resposta à esta mensagem postada por Susana
http://www.klclima.pt/caldeira.html

Aqui tens um site com vários catálogos de Caldeiras a Pellets, A Ecoforest

http://www.ecoforest.es/index_pt.html

Tens lá nas descrições que produz

"Estufas policombustíveis que podem
funcionar com pellets, casca de
amêndoa ou caroço de azeitona."

Re: Porquê Biomassa?

jose
Olá Renato...

Tenho uma salamandra hidrocopper da ecoforest a pellets na sala de estar e vou mudar o sistema para queimar caroço de azeitona. O caroço tem que estar muito seco para não deixar cheiro e assim também tem mais poder calorífico, pelo menos é o que me dizem. Referem também que faz mais pó, o que é uma desvantagem com a salamandra na sala... A nível de gastos também fica mais barato, mas gostaria de saber contactos de vendedores deste produto. Se me puderes ajudar agradeço.

Re: Porquê Biomassa?

Gil Ribeiro
Em resposta à esta mensagem postada por Rui Vicente
Caro Rui Vicente acabei de adquirir uma fornalha a biomassa para aquecimento de um aviario e estava na internet á procura de fornecedores de todas as materias que mencionou no seu post de 19 de abril e gostaria de saber se tem conhecimento de alguns desses fornecedores e se me facultava esses mesmos contactos.
Obrigado
Gil Ribeiro

Re: Porquê Biomassa?

Licínio Ramos
Em resposta à esta mensagem postada por Renato B
Bom dia!

Caro Rui Vicente

Agradecia que me informasse quem comercializa caroços de azeitona e o preço corrente para 2 toneladas, de preferência na zona entre Porto e Braga, para aquecimento central.

Obrigado

Os meus melhores cumprimentos

Re: Porquê Biomassa?

Rui Vicente
Os valores que postei neste forum, são valores para grandes quantidades, não para o setor doméstico.

Em relação a onde encotrar biomassa, o seu fornecedor de equipamentos deveria informar onde conseguir estes combustíveis, os nossos contatos servem exclusivamente os nossos clientes. Essa é a razão porque a Coprax, Biomassa & Renováveis presta um serviço de excelência, não só na venda de equipamentos a biomassa, mas também no acompanhamento dos seus clientes.

Cumprimentos,
Rui Vicente

Re: Porquê Biomassa?

João Fernandes
Em resposta à esta mensagem postada por Rui Vicente
Olá boa noite
Sr. Rui estou interessado em adquirir um equipamento biomassa e gostava de saber preços.
Pode facultar me um contacto para que eu possa entrar em contacto com o Sr. Obrigado

RE: Porquê Biomassa?

Rui Vicente

Boa noite,

O meu contacto é 914 652 151